quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Colera no Zimbabwe

"O surto de cólera que afecta o Zimbabwe desde Agosto já provocou a morte a 746 pessoas, segundo o último balanço avançado hoje pela ONU. Mais de 15.500 casos de infecção foram contabilizados desde então, mas sob ameaça da doença poderão já estar 60 mil pessoas.O gabinete da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA, sigla em inglês) adianta que um total de 15.572 casos suspeitos foi registado, sublinhando que nenhuma região do Zimbabwe está imune à propagação da cólera.As agências humanitárias das Nações Unidas, que já alertaram para uma epidemia “sem precedentes” naquele país africano, realçam que os números que têm sido avançados sobre o surto referem-se apenas a uma parte da situação que afecta os zimbabweanos, admitindo que os doentes e mortos pela doença serão mais numerosos."
in Público

GRÉCIA A ARDER

Na Grécia há já varios dias que ocorrem tumultos entre população e autoridades. A morte de um estudante, precipitou a explosão do descontentamento geral contra o desemprego, corrupção, crise económica, politicas pouco sociais na educação e saúde .

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Massacre Terrorista em Bombaim




Na cidade Indiana de Bombaim, vários grupos terroristas desde quarta-feira atacam coordenadamente vários hotéis de luxo, transportes públicos e outros alvos. Já mataram 120 pessoas e feriram 200. Procuraram vítimas com passaporte britânico ou americano e disparam indiscriminadamente. Os cenários são de horror.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

quarta-feira, 12 de novembro de 2008


Repousamos os olhos na imagem, sonhamos e fazemos até planos, MAS..., depois em sobressalto, a globalização traz-nos estas más-novas.
O novo presidente da República das Maldivas, anunciou uma medida extremamente drástica mas que dá a exata noção da ameaça que a elevação do nível do mar representa à nação: realocar o país inteiro. Segundo a edição desta quarta-feira do Globo, boa parte das quase 1.200 ilhas que compõem o país fica a apenas 1,5 metro acima do mar. A capital, Malé, foi em grande parte alagada logo após a tsunami de 2004. Por isso, o plano do novo governo é reverter parte da verba arrecadada com o turismo para um fundo cujo principal objetivo seria investir em áreas mais seguras para a sua população.

- Vamos investir em terra no exterior - disse Nasheed, o primeiro presidente democraticamente eleito do país. - Não queremos terminar em campos de refugiados.

Nasheed contou já ter sondado alguns países e encontrado receptividade à idéia entre eles. Territórios hoje pertencentes ao Sri Lanka e à Índia estão sendo considerados porque os países têm cultura, culinária e clima similares. Austrália também está sendo sondada.

Em entrevista à BBC, o porta-voz da Presidência, Ibrahim Hussein Zaki, explicou por que o governo precisa agir rapidamente:

- Aquecimento global e outras questões ambientais são motivos de grande preocupação para o povo das Maldivas. Estamos a cerca de um metro e meio do nível do mar. Qualquer elevação pode ter um efeito devastador para a população e ameaça sua própria sobrevivência. in oglobo.globo.com

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fenómeno atmosférico: furacão/ciclone



A beleza do fenómeno em altitude, esconde o poder destrutivo em superficie. Com o aquecimento global vai aumentar a sua frequência e magnitude nas zonas de ocorrência(superficies oceânicas quentes)