sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SISMO NO HAITI PROVOCA CATÁSTROFE HUMANITÁRIA

No dia 11 de Janeiro um sismo de magnitude 7, seguido de várias fortes réplicas, atingiu o Haiti e provocou mais de uma centenas de milhares de vítimas. Para já, estimam-se mais de 100 mil mortos. O primeiro-ministro afirma que o número de vítimas poderá ultrapassar as 500 mil pessoas.

Cerca de três milhões de pessoas - um terço da população do Haiti - terão sido atingidas pelo sismo, revelou durante a tarde a Cruz Vermelha Internacional. O departamento de estado norte-americano disse que espera um "número avultado de vítimas" .

As Nações Unidas estão já a preparar uma operação de socorro internacional em larga escala para o Haiti, que foi ontem abalado por um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter.
Até ao momento, não há número de vítimas oficial, mas devido à fragilidade das habitações na região, o governo acredita que os danos serão imensos. Grande parte da população da ilha vive em situação miserável, em pequenos casebres, sendo que toda a cidade era descrita na CNN como um "enorme bairro de lata. O número oficial de vítimas é ainda impossível de determinar, mas a Cruz Vermelha Internacional estima que o sismo violento tenha afectado mais de três milhões de pessoas e calcula que o número de mortos ascenda os mil.
Cerca de 200 pessoas são dadas como desaparecidas sob os escombros de um grande hotel de Port-au-Prince, que desmoronou na sequência do violento sismo de terça-feira no Haiti, declarou hoje o secretário de Estado francês para a Cooperação, Alain Joyandet.
adaptado do Ionline