terça-feira, 4 de junho de 2013

VISITA DE ESTUDO À REGIÃO DO OESTE: 7 Junho


- 5:45h      Saída da escola:
- 10h         Visita ao Forte de Peniche
- 11:30h     Visita a Óbidos
- 13h         Foz do Arelho (Almoço)
- 15 h        São Martinho do Porto
- 16h         Nazaré (lanche)

FORTALEZA DE PENICHE - Mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV, que a considerou a principal chave do Reino pela parte do mar, destaca-se na Fortaleza de Peniche, para além da típica traça em estrela, o Baluarte Redondo - primeira fortificação construída na península de Peniche - a Torre de Vigia, e a capela de Santa Bárbara.Este imóvel viu o seu espaço utilizado de forma diversa de acordo com as necessidades e as vicissitudes históricas de cada época. Praça militar de vital importância estratégica até 1897, abrigo de refugiados Boers provenientes da África do Sul no início do séc. XX, residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas em 1974, e a partir de 1984 albergue do Museu Municipal, a Fortaleza de Peniche assume especial relevância enquanto importante documento de uma diacronia histórica de índole local e nacional.

A concha de S. Martinho do Porto é o que resta de uma vasta laguna costeira, que há apenas alguns milénios se estendia muito para o interior. Este abrigo natural tem grande tradição náutica, cujo expoente máximo são o porto e estaleiro de Alfeizerão, com papel relevante na saga dos Descobrimentos portugueses. A laguna sofreu assoreamento por subida do nivel médio das águas do mar, tal como toda a costa Oeste está em processo acelerado de abrasão, o que reflecte as alterações climáticas globais. A laguna está ligada à história das comunidades que sucessivamente foram ocupando a região, desde o Neolítico, com destaque para o impacto da Reconquista Cristã. 

A Lagoa de Óbidos  localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.Situa-se numa depressão pouco profunda, de contornos irregulares e muito instáveis junto ao mar, cuja barreira natural de separação do ambiente marinho é formada por um cordão de dunas litorais.
A sua ligação ao mar é feita através de um canal de largura e posicionamento variável, localmente designado por "aberta". Por vezes, este local de transição fecha, sendo necessário recorrer a intervenções com o objectivo de manter a barra aberta. É um sistema lagunar de enorme importância ecológica.
A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa. Possui uma área total aproximada de 6.9 km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde o meio metro aos cinco metros.
Tômbolo de Peniche é um istmo que se formou devido à acumulação de sedimentos arenosos transportados pelas correntes marítimas que  uniram a pequena ilha ao continente.