quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tornado Em Oklahoma City


O tornado que matou 24 pessoas, feriu cerca de 240 e deixou um rasto de destruição nos arredores de Oklahoma City, Estados Unidos, foi um EF-5, nível de maior destruição na escala que classifica a intensidade da destruição destes fenómenos. 

 A classificação da força dos tornados, de EF-0 a EF-5, é definida pela escala Fujita Melhorada, a partir dos estragos causados. Inserem-se no grau mais elevado aqueles em que são destruídas e arrastadas construções com estruturas fortes ou lançados projécteis do tamanho de carros a mais de 100 metros. O tornado de Oklahoma que arrasou casas, duas escolas e um hospital foi inicialmente classificado como EF-4, o que significaria uma velocidade de ventos entre os 260 e os 320 quilómetros por hora.

 Os Estados Unidos são, segundo a NOAA, o país do mundo mais afectado por tornados – em média 1200 por ano – e Oklahoma City é a cidade onde se registaram mais tornados no país. Mas “apenas 2% atingem este nível”, explicou Andrew Barrett, meteorologista da Universidade de Reading, Reino Unido, citado pela AFP. O tornado, foi o número 150 naquela área metropolitana, segundo uma lista da NOAA com eventos desde 1893. Nos tornados anteriores, somados, morreram no total 153 pessoas. 

 Oklahoma City detém o recorde do tornado com a maior rajada de vento. Foi em 1999, numa tempestade que também varreu a localidade de Moore, a mais afectada nesta segunda-feira. Naquele episódio, os ventos chegaram a 486 quilómetros por hora – “os mais fortes jamais encontrados à superfície da Terra”, segundo uma lista de perguntas frequentes do Centro de Previsão de Tempestades da NOAA.